
A famosa 8ª Esquadra da cidade de Maputo é considerada a mais temida da capital devido ao tratamento dado aos detidos. As denúncias de maus-tratos são inúmeras. O político António Muchanga já passou por lá, assim como Vitano Singano, no ano passado. Este ano, a gestora financeira de Venâncio Mondlane foi levada à 8ª Esquadra, acusada de conspiração, e denunciou actos de tortura e violência psicológica. Afinal, a 8ª Esquadra se tornou um novo centro de reeducação?
Para obter mais detalhes, a TV Sucesso conversou com diversas figuras. O Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD) revelou, na reportagem do jornalista Coutinho, que várias pessoas foram levadas ilegalmente ao local. A organização denuncia graves violações de direitos humanos e lamenta que os detidos não tenham acesso a visitas.
No entanto, o advogado Rodrigo Rocha afirmou que a 8ª Esquadra está entre as melhores em termos de condições. Já o advogado Jaime Sunda considera que o acesso ao local é extremamente difícil para familiares e advogados. Por sua vez, o advogado Sérgio Matsinhe classifica a 8ª Esquadra como um “cativeiro”. Rocha também sublinhou que impedir advogados de falar com seus clientes é uma grave inconstitucionalidade.